ATENDIMENTO COMPANY

(11) 3554.4634 / 3554.4635

Company Saúde | Qualidade de vida

26/06/2010

Quarentena aumenta 41% queixas de dor lombar

Segundo reportagem da CBN publicada no inicio do mês de Junho, houve um aumento significativo de 41% no índice de queixas de dor na coluna por parte dos colaboradores que atualmente trabalham no esquema "Home Office". A pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz ainda aponta os principais vilões deste problema que são: Má postura, ambiente ergonomicamente inadequado, falta de exercícios e estresse.

Obviamente a maioria das casas não possuem espaços destinados para escritório e quando possuem nem sempre estão adequadas ergonomicamente. Este desafio será enfrentado por empresas e colaboradores visto que não houve tempo hábil para planejamento. Algumas empresas disponibilizaram acessórios ergonômicos para suas equipes, porém ergonomia é um assunto extremamente abrangente e inclui por exemplo: mobiliário adequado, pausas, planejamento de tarefas, controle de ruído, iluminação entre outros aspectos importantes. Portanto, nem as empresas mais atenciosas com o assunto conseguem conter o aumento do número de queixas e isso futuramente pode trazer problemas de afastamento e até juridicos dependendo da gravidade do caso.

Grandes companhias atualmente disponibilizam "Ginástica Laboral Online" com objetivo de diminuir repercussões músculo esqueléticas em seus colaboradores. É o caso atualmente das empresas Siemens e Pfizer que são atendidas pela Company Qualidade de Vida. Já a empresa Locaweb implementou sessões de meditação, Yoga e até Happy Hour online. Esta empresa ainda destina um fundo de auxilio para ajudar nos custos do Home Office tais como água, luz e internet. Portanto, tal mudança repentina na forma de trabalhar exige que todos se adaptem as novas necessidades e não apenas reuniões online sejam realizadas, como também atividades de Qualidade de Vida no Trabalho. Em um momento de estresse em que todos passamos neste momento devido a pandemia, sabemos que novos problemas surgirão dia após dia, visto que o ser humano absorve sobrecargas físicas e também psicológicas.

Adaptados a nova realidade, nos colocamos à disposição para Soluções Online em Qualidade de Vida no Trabalho. Caso tenha interesse entre em contato com nossa equipe.

Atenciosamente,

Fabio Tavares Ciampone
Fisioterapeuta do Trabalho
COMPANY SAÚDE

Outras Notícias