ATENDIMENTO COMPANY

(11) 3554.4634 / 3554.4635

Company Saúde | Qualidade de vida

26/11/2020

Quarentena aumenta 41% queixas de dor lombar

Segundo reportagem da CBN publicada no inicio do mês de Junho, houve um aumento significativo de 41% no índice de queixas de dor na coluna por parte dos colaboradores que atualmente trabalham no esquema "Home Office". A pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz ainda aponta os principais vilões deste problema que são: Má postura, ambiente ergonomicamente inadequado, falta de exercícios e estresse.

Obviamente a maioria das casas não possuem espaços destinados para escritório e quando possuem nem sempre estão adequadas ergonomicamente. Este desafio será enfrentado por empresas e colaboradores visto que não houve tempo hábil para planejamento. Algumas empresas disponibilizaram acessórios ergonômicos para suas equipes, porém ergonomia é um assunto extremamente abrangente e inclui por exemplo: mobiliário adequado, pausas, planejamento de tarefas, controle de ruído, iluminação entre outros aspectos importantes. Portanto, nem as empresas mais atenciosas com o assunto conseguem conter o aumento do número de queixas e isso futuramente pode trazer problemas de afastamento e até juridicos dependendo da gravidade do caso.

Grandes companhias atualmente disponibilizam "Ginástica Laboral Online" com objetivo de diminuir repercussões músculo esqueléticas em seus colaboradores. É o caso atualmente das empresas Siemens e Pfizer que são atendidas pela Company Qualidade de Vida. Já a empresa Locaweb implementou sessões de meditação, Yoga e até Happy Hour online. Esta empresa ainda destina um fundo de auxilio para ajudar nos custos do Home Office tais como água, luz e internet. Portanto, tal mudança repentina na forma de trabalhar exige que todos se adaptem as novas necessidades e não apenas reuniões online sejam realizadas, como também atividades de Qualidade de Vida no Trabalho. Em um momento de estresse em que todos passamos neste momento devido a pandemia, sabemos que novos problemas surgirão dia após dia, visto que o ser humano absorve sobrecargas físicas e também psicológicas.

Adaptados a nova realidade, nos colocamos à disposição para Soluções Online em Qualidade de Vida no Trabalho. Caso tenha interesse entre em contato com nossa equipe.

Atenciosamente,

Fabio Tavares Ciampone
Fisioterapeuta do Trabalho
COMPANY SAÚDE

Outras Notícias

Fale Conosco via WhatsApp